Quem sou eu?
Dúnia Poli do Valle
Meu nome é Dúnia, sou filha única da Silvia e do Paulo Sérgio, natural de Sorocaba/SP, me formei em Medicina em 2014 pela Universidade Estadual de Londrina, fiz parte do Programa Saúde da Família no interior de São Paulo e após esta experiência ingressei na residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo SUS-SP no Hospital Ipiranga, que concluí no início de 2019. Ao término da residência realizei a Pós-Graduação em Terapia Sexual pela UNISAL/SP, já que sempre foi o meu desejo poder estudar e conversar mais com as mulheres sobre Sexualidade, tema que considero central na nossa vida e saúde.
Me entendo antes de mais nada como uma mulher que cuida de outras mulheres ; acredito numa prática médica mais gentil, acolhedora e que incentiva a autonomia e protagonismo de quem me procura.
Assim que terminei a minha especialização me encontrei no caminho da Ginecologia Natural, atuando com as plantas medicinais no cuidado a saúde feminina, alinhando ciência e sabedoria ancestral, vejo esse caminho como uma forma de transformação importante na vida de todas nós.
Desde a faculdade também já percebia que a Obstetrícia era boa, mas não tanto quanto poderia ser...Foi quando descobri que existia um movimento chamado "Parto Humanizado", um dos meus primeiros contatos com esse universo foi através de um blog (sim...um blog). Anos mais tarde vim descobrir que esse blog era de ninguém menos que Melania Amorim, talvez o maior nome do movimento no Brasil. E depois disso um mundo foi se abrindo pra mim: O Renascimento do Parto, a ideia dos PPPs (Salas de Pré Parto, Parto e Pós Parto), parto na água, banheira como alívio da dor, parto verticalizado, as doulas, as obstetrizes, o parto domiciliar planejado, movimentos contra a episiotomia e a violência obstétrica.
Foi maravilhoso descobrir que os meus incômodos todos não eram "coisa da minha cabeça", mas que havia já toda uma Ciência que confirmava e respaldava práticas obstétricas muito melhores.
Hoje posso dizer que me encontrei de fato no meu servir, sobre quem eu sou na profissão; hoje eu sei que eu estou sim na profissão certa, só precisava encontrar "a minha turma".
Tenho um projeto presencial chamado "Roda da Lua", que conduzo em parceria com uma amiga, a Amanda Loretti; a Roda é um círculo de mulheres, onde nos encontramos de forma presencial na maioria das vezes para vivências ligadas a Ginecologia Natural, Sexualidade, Espiritualidade, Tantra, Ancestralidade e o que mais fizer sentido para nós.